A relação entre Direito e Sociedade
A relação entre Direito e Sociedade

Vale saber que esses estudos partem de um fio condutor que, de maneira geral, visa compreender a interação entre direito e sociedade. Dessa interação o que se quer compreender é justamente como aevolução da sociedade, e transformação dos costumes e dos princípios éticos influenciam alegislação de uma sociedade, a instituição de penas, e os debates acerca de legalidade e ilegalidade, entre outros debates.

Um exemplo dos debates que podem integrar facilmente as discussões da alçada da Sociologia Jurídica é a polêmica em torno da possibilidade da legalização da maconha. É um exemplo que mostra de que forma as mudanças na sociedade impulsionam mudanças jurídicas, e que de fato a dissonância entre as práticas sociais, a moral e a ética da sociedade e a legislação e aplicação das leis invariavelmente geram esses debates.

Essas transformações não ocorrem de modo repentino ou instantâneo. O processo que leva as mudanças no comportamento e vivencias de uma sociedade que tem como consequências transformações jurídicas são lentas, se dão através de gerações, e são resultados de evoluções em diversos campos e especialmente da relação com diferentes culturas, vivencias, costumes e mesmo outros sistemas legislativos.

O debate em torno da pena de morte também gera discussão no campo da Sociologia Jurídica à medida que é uma pena utilizada em muitos países, mas que nem por isso torna-se universal. A sua não aplicabilidade deve-se provavelmente ao fato de encontrar muita resistência frente a moral de muitos países, como o nosso. Mais uma vez o debate entre a ética e a moral da sociedade mostra-se refletido na aplicabilidade e constituição do sistema legislativo.